PERNILONGO NUM CAMPO DE NUDISMO

PERNILONGO NUM CAMPO DE NUDISMO…

 

É como me sinto toda vez que inicio um projeto de consultoria em empresas que querem retomar o crescimento: “o pernilongo sabe o que fazer, mas não sabe por onde começar, em face de tantas oportunidades”.

Como não é possível atacar todas elas ao mesmo tempo, devo estabelecer prioridades: qual dará mais resultados com menos esforços?

O que se espera desse projeto? Melhoria dos resultados econômicos é o mais comum. Afinal, dinheiro é o fluxo vital das empresas; lucro é o que sobra das entradas e saídas de recursos.

Olhando para o processo de entrega de um produto ou serviço, vê-se que tudo começa com fornecimento de matéria prima, componente ou insumos que passarão por uma produção bem planejada, por um faturamento, por uma logística adequada até a entrega e uso pelo cliente. Muitas atividades intermediárias são questionáveis – sempre podemos melhorar!

O processo inverso é o do dinheiro que vem do cliente, é usado para cobrir despesas operacionais, incluindo folha de pagamentos, manter estoques, pagar impostos, empréstimos e serviços, até chegar aos fornecedores. O capital inicial e o capital de giro equilibram o caixa. No fim das contas, a lucratividade remunera os investidores. Um bom gerenciamento dos recursos envolvidos em ambos os processos garante a produtividade do negócio.

Diante de tantas oportunidades de melhorias, uso a filosofia mineira: “on co tô; on co vô; com vô”. Aprofundando o “onde estou” identifico “o que mudar” com o envolvimento de todas as pessoas chave, obtenho detalhes de sintomas – onde sentem dores, o que os incomoda? Usando árvores lógicas derivo para as principais causas e as confronto com as metas definidas e normalmente não atingidas. O passo seguinte é “onde quero estar” ou “para o que mudar” revisando algumas metas e estabelecendo outras. As definições acordadas pelas equipes já é um grande passo para a motivação; os participantes se sentem donos das ideias.

A fase mais crítica, criativa e estimulante é a “como vou” de onde estou para onde quero ir. Começa então a Gestão da Mudança que, inevitavelmente, gera algumas resistências naqueles que não querem sair de sua zona de conforto nem mudar seu “mindset”.

Fundamental é preparar um plano de mudanças divulgado para todos e implantado rapidamente.

Cada negócio tem suas particularidades e requer uma atenção dedicada por parte do consultor que já tenha vivências anteriores. O rumo do sucesso é compartilhado por todos e as celebrações de cada vitória vivida garante a continuidade.

 

Se você e sua empresa ou negócio quer aproveitar melhor as oportunidades do momento, às vezes ocultas, me procure; posso ajudá-lo a trilhar novos caminhos para a produtividade total.

claudiney@fullmann.com.br