Ponto de vista educativo de Jesus para a lideranca


Ponto de vista educativo de Jesus para a liderança

A palavra de Deus define ensinar e aprender com um propósito: FORMAR UMA VIDA.
Trata-se de ensinar a viver com um ponto de vista educativo, formar um estilo de vida, edificar um caráter, que vai produzir algo útil, que vai ser próspero, abençoar a outros eglorificar a Deus.
Educar é toda a série de instruções e disciplinas com o objetivo de:
1. Iluminar o entendimento;
2. Corrigir o temperamento;
3. Formar as maneiras e hábitos da juventude;
4. Prepará-los para serem úteis no futuro, cumprindo o seu chamado.
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida(Jo14:6), anunciara Jesus Cristo; bastando estas palavras para mostrar que o Cristianismo trouxe consigo um ideal educativo de raízes e de sentido diversos dos da educação grega e romana.
Os principais ensinamentos de Jesus foram pela prática, incluindo milagres, assistidos por seus discípulos.
O ministério de Jesus começa quando Jesus regressa à Galileia vindo do deserto da Judeia, depois de rejeitar a tentação de Satanás. Jesus prega na Galileia, e encontra-se com os seus primeiros discípulos, que passam a acompanhá-lo. (Mt 4:18-20). Este período inclui o Sermão da Montanha, um dos principais discursos de Jesus, a calma da tempestade, a caminhada sobre as águas, a multiplicação dos pães e peixes e diversos milagres e parábolas.
Os ensinamentos de Jesus são muitas vezes analisados em termos de palavras e obras. As palavras incluem uma série de sermões, assim como parábolas que aparecem ao longo de toda anarrativa dos evangelhos.
Nos textos dos evangelhos, Jesus dedica grande parte do seu ministério à realização de milagres, cerca de 35. Os episódios que contemplam descrições dos milagres de Jesus muitas vezes também incluem ensinamentos, enquanto os próprios milagres envolvem determinado elemento de ensino.
Jesus ensinou seus discípulos através do exemplo: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”(Jo 13.15). Isso o distanciou dos escribas e fariseus que ensinavam, mas não praticavam o que ensinavam (Mt 23.3). As palavras de Jesus eram acompanhadas de atitudes práticas. De nada adianta a beleza das palavras se elas não vêm acompanhadas pelas ações. O povo se convence mais rápido pelo que vê do que pelo que ouve. Liderar élidar com emoções!
No mundo empresarial, para a edificação de líderes em todos os níveis da organização, precisamos identificar as pessoas que tem um “ponto de vista educativo”. A questão chave é: Você tem uma visão pessoal, educativa, sobre liderança, crescimento do negócio e mudanças?
Não se espera que líderes sejam milagrosos, mas que assimilem os ensinamentos que Jesus deu aos seus discípulos e criem ambientes para difundir liderança em todos os níveis das organizações.
Jesus sabia que tinha que levar o seu ensino para todos quantos pudesse alcançar, mas que era humanamente impossível fazê-lo sozinho; então, Ele começou a doutrinar os seus discípulos na arte da oratória e da comunicação e de como transmitir seus princípios com amor. Nos dias de hoje, com tantos recursos à nossa disposição, é possível, usarmos a comunicação adequadamente para o desenvolvimento de líderes com base nos valores, visão e missão ajustados para a nova realidade.
Jesus queria treiná-los a falar de maneira vibrante. Queria educá-los para falar ao coração das pessoas, pois seu projeto era regado a afeto. Um ponto de vista educativo que fica impregnado nos novos líderes para o futuro.
E você? No seu desenvolvimento como líder é capaz de ser um aprendiz aberto a novas ideias e a “feedback”, e um ”coach” que sabe admitir erros?
A pedagogia de Jesus é centrada na pessoa, o bem maior que Ele sempre enfatizava em seus ensinamentos, buscando a valorização, a autoestima e a compaixão de cada um.
O ensino de Jesus se estabelece a partir do diálogo. Este envolve palavras, que por sua vez provoca ação, para não se transformar em discurso vazio. A palavra no diálogo compromete quem fala e a quem se fala. O diálogo estimula a consciência; através dele ocorre a reflexão/ação para a mudança. Ele enriquece o conhecimento e valoriza a relação você/eu. Um diálogo frequente e franco entre líder e liderado, mantém o ponto de vista educativo em qualquer momento, lugar ou dificuldade, sempre com muito amor, como fez Jesus.
Em sua jornada de aprimoramento de seu papel de líder, questione-se ainda se consegue criar um programa de aprendizagem com projetos reais de negócios. Lembre-se que você precisa pôr as pessoas em situação de risco, trabalhando em projetos de importância. Combinar aspectos “soft” e“hard” lidando simultaneamente com pessoas e com questões objetivas de negócios.
Você consegue energizar as pessoas enquanto elas aprendem? É preciso criar um processo emocional envolvente, que encoraje os participantes a correrem riscos e aprender com suas experiências.
Assim como na escolha e no ensinamento dos primeiros discípulos por Jesus, devemos orientar a edificação de nossos líderes com os objetivos específicos a serem atingidos em cada tópico com metas compartilhadas.
Ao desenvolver seu “Ponto de Vista Educativo”, estabeleças Ideias e Valores. Comece desenvolvendo novas ideias que estabeleçam uma diretriz para todos, que tratam de estratégias, estruturas e implantação.
Estabeleça valores fortes que definem os comportamentos desejados e dão suporte aos principais objetivos da organização.
 Líderes vencedores vivenciam os valores em sua vida particular e em público.
 Líderes vencedores mostram o futuro como uma história que está acontecendo
      o Eles contam histórias que envolvem ouvintes emocional e racionalmente
      o As histórias mesclam ideias, valores e modos de comportamento.
 As histórias dos vencedores criam cenários do sucesso
     o Elas mostram os empregados como protagonistas que fazem as mudanças acontecerem
     o Elas ajudam os participantes a identificarem seus próprios papeis
Líderes, sejam exemplos de vencedores por onde passarem. Sejam imitadores de Cristo e continuem abençoados
Informações do Autor
Claudiney Fullmann
Engenheiro Industrial formado pela FEI, pós-graduado no BTE de Paris, especializado na Europa, nos Estados Unidos e no Japão em Qualidade, Produtividade e Desenvolvimento de Executivos, PhD pela Florida Christian University em Business Administration, Conselheiro de Administração pelo IBGC.
Professor da FEI, MAUÁ, PDG, FGV, HSM, BSP e convidado do INSPER.
Profissional com ampla vivência nas áreas industrial e administrativa, em renomadas empresas nacionais e multinacionais, destacando-se: Gerente Industrial da Tèlèmècanique, Gerente de Engenharia Industrial das Indústrias Villares –Elevadores Atlas, Gerente de Sistemas de Movimento do Metrô de São Paulo, Diretor de Expansões e Diretor de Coordenação de Projetos da Dedini, Vice-Presidente e Gerente Geral da General Electric do Brasil –Divisão de Equipamentos Pesados, Fundador e Presidente da Educator Consultoria e Editora.
Foi um dos 400 líderes da equipe mundial de Jack Welch e membro de conselhos de administração da empresa ETS – Electronic Test Systems e do Hospital Carlos Chagas.Ao longo de sua carreira tem se mantido atualizado nos campos acadêmicos e empresariais, dedicando-se a programas de educação continuada no Brasil e no exterior, por meio de cursos, seminários e congressos, tanto como participante, quanto como palestrante. Dedica-se à produtividade, planejamento estratégico, desenvolvimento de pessoas e mentoria.
Palestrante e Consultor em Estratégias Empresariais, mentor de executivos (francês, espanhol e inglês). Organizador e chefe de Missões de Estudo à Europa, aos Estados Unidos, ao Japão e à Coréia.Autor dos livros “O Trabalho –Mais Resultado com Menos Esforço/Custo –Os passos para a Produtividade” e “Produção Dinâmica na Logística –O Fluxo de Satisfação do Cliente”.Tradutor e editor de vários livros de sucesso como o best sellers “A Meta”, O Motor da Liderança, Gente –O Fator Humano, Controle seu Destino antes que Alguém o Faça, Mexendo com a Cabeça de seu Cliente, entre outros.fullmann@aeducator.com.br
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Key Words deste Artigo (em ordem alfabética)
-Caráter
-Gestão de Pessoas
-Integridade-Líder / Liderança
-Transformação