Caráter de Cristo na liderança


Caráter de Cristo na Liderança

Caráter é definido como o conjunto de atitudes inerentes a uma pessoa que formulam a sua moralidade. É a composição mental que esta pessoa tem e reage a determinados eventos, mostrando como atuará sobre eles. Trata-se de um complexo sistema composto por nossas virtudes a respeito do que é certo ou errado.

O caráter de Cristo é o exemplo perfeito. Paulo aconselhou os filipenses dizendo que “haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”(Filipenses 2:5). O próprio Cristo declarou: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15).

Todo líder deve imitá-lo, seguir seus passos, de modo que nossas vidas reflitam o caráter de Cristo, revelando as virtudes do fruto produzido pelo Espírito em nós (Gálatas 5:22).

Em Jesus, encontramos o modelo supremo de como devemos ser justos, misericordiosos, amorosos, bondosos, pacificadores, longânimes, mansos, abnegados e dispostos a servir, assim como Ele serviu aos piores pecadores.

Integridade é um valor que se expressa através da verdade, fidelidade e honestidade. É também a qualidade de caráter daquele que é “inteiro” e sincero em todos os âmbitos de sua vida. A integridade é um atributo de Deus: Ele é íntegro, justo, correto e perfeito (Deuteronômio 32:4). Ele criou o homem à sua imagem e semelhança, por isso compartilha conosco essa virtude e deseja que a integridade seja também uma de nossas qualidades. Falo deste tema com naturalidade, pois Fullmann quer dizer homem íntegro em alemão. A Bíblia menciona vários personagens que foram íntegros: Abel, Noé, Hananias, Jó, José e outros, mas o maior exemplo de integridade na Bíblia é o Senhor Jesus Cristo. Ele foi pleno, justo e autêntico em todo o seu viver(Lucas 23:47). Assim, todos que buscam honrar a Deus, vivendo à semelhança de Cristo, deverão desenvolver essa virtude em sua vida prática.

Todo o líder que é íntegro no seu caminho diz não ao pecado da corrupção, do suborno, da mentira, da falsidade, da desonestidade, da infidelidade e da injustiça. Para isso, é preciso permanecer ligado a Cristo, andando conforme a sua Palavra e desenvolvendo os frutos do Espírito Santo.

A Bíblia é eloquente em seus ensinamentos aos líderes:
“Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto” -Provérbios 10:9
“Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente” -Provérbios 19:1

“Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios” -Provérbios 21:3“

Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens” -2 Coríntios 8:21

“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós” -Tito 2:7-8“
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” -Filipenses 4:8
“Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” -1 João 2.6
No exercício da liderança, procuremos nos espelhar em algumas características de Cristo, a personalidade mais importante que já pisou nesta terra, descritas no Sermão do Monte, onde aprendemos não somente a ética e a moral do Reino dos céus, mas a essência do caráter de Cristo.
1. Humildade.
A única coisa que Jesus pessoalmente disse a respeito de si mesmo foi: ”sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29); Ele demonstrou sua humildade ao “aniquilar-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fp 2.6,7);A humildade é um aspecto do caráter imprescindível a todos os líderes. Não é com soberba que se conquista seguidores.
2. Mansidão.
É uma virtude que se opõe à rudez. “Nosso Senhor Jesus Cristo sempre foi manso e benigno de coração, com base no amor” (2 Co 10.1).Em algumas circunstâncias líderes perdem as estribeiras e vociferam com seus liderados porque erraram, descuidaram-se, provocaram prejuízos. Podem ter tido razão mas exageraramna reação. “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Reforça Paulo em (Efésios 4:26). Dê murro na mesa, grite alto em um lugar isolado, faça uma catarse… peça perdão e volte ao normal de um líder seguidor de Cristo.
3. Fome e sede de justiça.
“O Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos que priorizassem, acima de todas as coisas, o Reino de Deus e a sua justiça -(Mt 6.33)”. Em um mundo perverso (At 2.40), onde as pessoas estão mais preocupadas em acumular riquezas (2 Tm 3.2) do que socorrer ao aflito e necessitado, o verdadeiro líder deve refletir o caráter de Cristo através de uma vida de santidade e retidão (Mt 6. 25,31,34).

4. Misericórdia.

É a compaixão pela necessidade alheia. Jesus foi misericordioso com os homens em suas fraquezas e privações. Lembremos, pois, que a misericórdia é um mandamento divino, e que a Bíblia condena a indiferença para com os pobres. Sejamos misericordiosos assim como Jesus nos ensinou na Parábola do Samaritano (Lc 10.37).Líderes precisam reconhecer que, em alguns momentos, seus liderados podem necessitar de atenção especial devido a problemas pessoais e particulares. Estejam atentos para perceber alterações de comportamento.

5. Coração puro.
Nas Escrituras, o coração representa a personalidade, o centro das emoções humanas: “Examine-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e reconhece os meus pensamentos” –(Sl139-23);“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” –(Sl 51.10; Mc 7.21-23). Por isso, a Bíblia afirma que o Senhor perscruta os corações e conhece o interior de cada pessoa. O Senhor, que conhece os nossos pensamentos e as motivações de nossas ações cotidianas, manifestará em seu santo e justo julgamento cada uma de nossas ações. Líder é líder em todos os momentos de sua vida.

6. Pacificador.
Fomos conclamados a seguir a paz e, na medida do possível, ter paz com todos os homens:
“Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens -(Rm 12.18;“Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a” (1 Pe 3.11).
Sempre recomendo: Selecione seus liderados pelo caráter, não pela capacitação. Sempre podemos desenvolver competências e treinar pessoas em novas tecnologias; enquanto que o caráter, que é um estilo de vida, é mais difícil mudar.
Informações do Autor
Claudiney Fullmann
Engenheiro Industrial formado pela FEI, pós-graduado no BTE de Paris, especializado na Europa, nos Estados Unidos e no Japão em Qualidade, Produtividade e Desenvolvimento de Executivos, PhD pela Florida Christian University em Business Administration, Conselheiro de Administração pelo IBGC.
Professor da FEI, MAUÁ, PDG, FGV, HSM, BSP e convidado do INSPER.
Profissional com ampla vivência nas áreas industrial e administrativa, em renomadas empresas nacionais e multinacionais, destacando-se: Gerente Industrial da Tèlèmècanique, Gerente de Engenharia Industrial das Indústrias Villares –Elevadores Atlas, Gerente de Sistemas de Movimento do Metrô de São Paulo, Diretor de Expansões e Diretor de Coordenação de Projetos da Dedini, Vice-Presidente e Gerente Geral da General Electric do Brasil –Divisão de Equipamentos Pesados, Fundador e Presidente da Educator Consultoria e Editora.
Foi um dos 400 líderes da equipe mundial de Jack Welch e membro de conselhos de administração da empresa ETS – Electronic Test Systems e do Hospital Carlos Chagas.Ao longo de sua carreira tem se mantido atualizado nos campos acadêmicos e empresariais, dedicando-se a programas de educação continuada no Brasil e no exterior, por meio de cursos, seminários e congressos, tanto como participante, quanto como palestrante. Dedica-se à produtividade, planejamento estratégico, desenvolvimento de pessoas e mentoria.Palestrante e Consultor em Estratégias Empresariais, mentor de executivos (francês, espanhol e inglês). Organizador e chefe de Missões de Estudo à Europa, aos Estados Unidos, ao Japão e à Coréia.Autor dos livros “O Trabalho –Mais Resultado com Menos Esforço/Custo –Os passos para a Produtividade” e “Produção Dinâmica na Logística –O Fluxo de Satisfação do Cliente”.Tradutor e editor de vários livros de sucesso como o best sellers “A Meta”, O Motor da Liderança, Gente –O Fator Humano, Controle seu Destino antes que Alguém o Faça, Mexendo com a Cabeça de seu Cliente, entre outros.fullmann@aeducator.com.br
Direitos Autorais
O conteúdo deste artigo é de inteira propriedade do “Autor”, e seus respectivos direitos autorais são protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998. Qualquer uso, divulgação, cópia ou disseminação de todo ou parte deste material sem a citação da fonte, são expressamente proibidos.
Responsabilidades Autorais
Adicionalmente além dos direitos da posse do conteúdo, também incide sobre o “Autor” os deveres e responsabilidades sobre sua criação de conteúdo. Este artigo é de inteira responsabilidade do “Autor” e pode não refletir necessariamente a linha educacional, conceitual, ideológica ou programática da SBTD –Sociedade Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.
Key Words deste Artigo (em ordem alfabética)
-Caráter
-Gestão de Pessoas
-Integridade-Líder / Liderança
-Transformação