Caráter de Cristo na Liderança
O caráter de Cristo é o exemplo perfeito. Paulo aconselhou os filipenses dizendo que “haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”(Filipenses 2:5). O próprio Cristo declarou: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15).
Todo líder deve imitá-lo, seguir seus passos, de modo que nossas vidas reflitam o caráter de Cristo, revelando as virtudes do fruto produzido pelo Espírito em nós (Gálatas 5:22).
Em Jesus, encontramos o modelo supremo de como devemos ser justos, misericordiosos, amorosos, bondosos, pacificadores, longânimes, mansos, abnegados e dispostos a servir, assim como Ele serviu aos piores pecadores.
Integridade é um valor que se expressa através da verdade, fidelidade e honestidade. É também a qualidade de caráter daquele que é “inteiro” e sincero em todos os âmbitos de sua vida. A integridade é um atributo de Deus: Ele é íntegro, justo, correto e perfeito (Deuteronômio 32:4). Ele criou o homem à sua imagem e semelhança, por isso compartilha conosco essa virtude e deseja que a integridade seja também uma de nossas qualidades. Falo deste tema com naturalidade, pois Fullmann quer dizer homem íntegro em alemão. A Bíblia menciona vários personagens que foram íntegros: Abel, Noé, Hananias, Jó, José e outros, mas o maior exemplo de integridade na Bíblia é o Senhor Jesus Cristo. Ele foi pleno, justo e autêntico em todo o seu viver(Lucas 23:47). Assim, todos que buscam honrar a Deus, vivendo à semelhança de Cristo, deverão desenvolver essa virtude em sua vida prática.
Todo o líder que é íntegro no seu caminho diz não ao pecado da corrupção, do suborno, da mentira, da falsidade, da desonestidade, da infidelidade e da injustiça. Para isso, é preciso permanecer ligado a Cristo, andando conforme a sua Palavra e desenvolvendo os frutos do Espírito Santo.
“Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios” -Provérbios 21:3“
Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens” -2 Coríntios 8:21
4. Misericórdia.
É a compaixão pela necessidade alheia. Jesus foi misericordioso com os homens em suas fraquezas e privações. Lembremos, pois, que a misericórdia é um mandamento divino, e que a Bíblia condena a indiferença para com os pobres. Sejamos misericordiosos assim como Jesus nos ensinou na Parábola do Samaritano (Lc 10.37).Líderes precisam reconhecer que, em alguns momentos, seus liderados podem necessitar de atenção especial devido a problemas pessoais e particulares. Estejam atentos para perceber alterações de comportamento.
5. Coração puro.
Nas Escrituras, o coração representa a personalidade, o centro das emoções humanas: “Examine-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e reconhece os meus pensamentos” –(Sl139-23);“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” –(Sl 51.10; Mc 7.21-23). Por isso, a Bíblia afirma que o Senhor perscruta os corações e conhece o interior de cada pessoa. O Senhor, que conhece os nossos pensamentos e as motivações de nossas ações cotidianas, manifestará em seu santo e justo julgamento cada uma de nossas ações. Líder é líder em todos os momentos de sua vida.