O IMPACTO SOCIAL DO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

O IMPACTO SOCIAL DO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Claudiney Fullmann

Quem perde com o aumento da produtividade?

Absolutamente ninguém!

Ganham as empresas, as pessoas, o governo, o meio ambiente, enfim, a sociedade como um todo, porque fazer mais com menos é um benefício coletivo. Produtividade é uma medida relativa que compara o resultado útil com um fator de trabalho ou atividade. Incrementa-se a produtividade com aplicação prática de processos mais eficientes, métodos mais racionais, ferramentas e equipamentos de melhor rendimento, todos frutos da excelente capacidade criativa do ser humano. Seu esforço físico e mental para obter resultados pode ser minimizado pela aplicação de conhecimento e tecnologia que reduzem os tempos e custos enquanto aumentam a quantidade e a qualidade.

Na agricultura a produtividade do solo acontece pelo aumento da fertilidade devido a uma preparação adequada. Em uma oficina pela racionalização do trabalho ergonômico e eliminação de desperdícios na aplicação de energia e no uso de matérias-primas; as máquinas substituem o esforço braçal e requerem maior conteúdo intelectual, o que requer um melhor desenvolvimento educacional. Nos lares, desde o melhor aproveitamento dos alimentos até a eliminação dos desperdícios com o uso de detergentes e dos consumos de água, luz e telefone. Da economia doméstica a economia nacional, o custo social diminui e aumentam os benefícios individuais e di PIB.

Tomemos como exemplo uma indústria de bens de consumo – um eletrodoméstico. Todos os desperdícios ocorridos na produção, passíveis de serem eliminados ou reduzidos pelos operadores e gestores, sejam em tempo ou em materiais e insumos, acumulam custos, que fazem subir o preço pago pelos distribuidores e lojistas que, na ponta do consumo serão pagos pelas mesmas pessoas que os produziram. Analisando um outro produto mais complexo – um elevador, terá o impacto da baixa produtividade no preço pago pelos construtores, que aumentam o preço de venda dos apartamentos e, consequentemente, o pessoal que o produziu, quando comprar ou alugar sua morada pagará o preço do desperdício não evitado.

Toda produção que privilegie a produtividade tem um impacto econômico muito positivo na sociedade e toda a sociedade paga o preço do desperdício que ela mesma acumula.

Conheça mais detalhes no livro O TRABALHO – Mais Resultado com Menos Esforço/Custo publicado pela Educator.