HOME OFFICE

HOME OFFICE

Ou “Escritório em Casa”, é uma modalidade de trabalho já praticada em grandes empresas há décadas. Os empregados fazem suas atividades a partir de suas casas, sem terem que ir ao escritório da empresa. Existem horários fixos para reuniões semanais, na maioria das vezes por “conference call” e periodicamente um encontro de toda a equipe na empresa ou centro de convenções, para avaliação dos resultados, etc. Conversas individuais com seu líder para prestação de contas e orientações mantém o profissional engajado e motivado. O líder, por sua vez, tem que se adaptar a liderar equipes remotas.

O esquema é bastante racional. Não faz sentido deslocar-se para um escritório e, de lá, sair para uma visita ou contato telefônico a clientes e fornecedores; isso pode ser feito de sua própria casa. Só a economia em deslocamento já é um grande aumento em produtividade. Para ir a seu “escritório em casa” o deslocamento é de alguns metros enquanto que para atravessar a cidade é de quilômetros. Só a economia de tempo no trânsito vale muito a pena.

Entretanto, isto não significa o tradicional “levar serviço para casa” para completar o que não foi feito durante o expediente. Trata-se de outra rotina. No começo é uma beleza para as crianças que podem ter pai ou mãe para brincar e fazer lições o tempo todo. Precisa-se ter o cuidado de não mudar seu nome para “Jaques” – “já que ce taqui”, vai à padaria, “já que ce taqui”, vai buscar… Também não funciona usar a mesa da cozinha ou da sala para esparramar seus papeis e recolhe-los toda hora para ceder lugar aos propósitos do móvel. Não se pode misturar as coisas.

Muita organização, disciplina e autocontrole são necessários para ser um profissional trabalhando em casa. Ter um local separado para uma “estação de trabalho” é o primeiro passo; se não tem um cômodo livre, arranje um locar em que possa posicionar seu computador, sua impressora, seus livros e papéis, carregador de celular, etc. Esse local deve ser claramente demarcado para se ir e voltar dele durante a jornada. Fazer a barba ou maquiagem, vestir roupa adequada e deslocar-se para lá como se fosse sair ou receber um cliente. Esse local não deve ser ambiente para brincar com as crianças nem ser interrompido para outros assuntos e tarefas.

Use a distribuição lógica das 24 horas que todos dispõem: 8 horas para sono, 8 horas para o trabalho, 8 para todas as demais coisas. Faça um planejamento de seu trabalho e uma agenda com horário de início, intervalos e fim; seja disciplinado! Lembre-se que, neste local e momento, você é um profissional que vai ganhar seu pão para viver. Nas horas previstas para café, almoço, pausas, saia deste ambiente e vá para outros locais. Não leve comida para mastigar enquanto está trabalhando, nem trabalho para fazer enquanto almoça ou convive com a família; seja focado. Seu trabalho renderá mais, sua qualidade de vida muito melhor e sua felicidade mais ampla.

Neste momento caótico, aqueles que podem ter seu “Home Office” devem ter uma enorme gratidão por terem casa, atividade e vida. Devem começar seu dia com orações por seu trabalho, por sua saúde e de sua família, pela recuperação de todos os infectados e pela retomada do trabalho de toda a sociedade.

A vida continua! Já superamos muitas epidemias e pandemias, muitas pragas até o bug do milênio, e desta vez, com uma sociedade mais consciente valorizando os humanos, seremos vencedores. Basta lembrar João 16:33:

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Jesus.

claudiney@fullmann.com.br