Gestão de Mudanças 3 – Para o Quê Mudar

GESTÃO DE MUDANÇAS III
Para o Qu
ê Mudar


Após a fase introspectiva de “onde estou” e “o que mudar”, por meio de planilhas de
questionamentos e BSC, podemos rever nossos sonhos, nossos propósitos de vida, objetivos de
nossas profissões e negócios. É o momento de aplicar os dons que Deus nos deu, levantar a
cabeça, olhar para frente e agir.

Empresas que já tem, ou empreendimentos que precisam ter, sua Carta de Princípios
devem confrontar-se com o novo normal e rever Missão, Visão e Valores para enfrentar a nova
realidade. É oportuno rever conceitos:

Missão é o motivo de a sua empresa existir. É o propósito é sua razão de ser. Missão
costuma ser bastante inspiradora e também com a possibilidade de mudança ao longo do tempo
e amadurecimento da empresa. É comum encontrarmos estruturas com “Contribuir para … por
meio de … mais fortes”. Vejamos alguns exemplos:

A NATURA, considerada como a empresa do setor mais admirada pelo publico em geral,
tem como missão: “criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem estar”.

A NIKE: “Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica proporcionando
conforto para seus clientes”.

A TOYOTA: “Ser a empresa de maior credibilidade do mercado de movimentação de
materiais, oferecendo as melhores soluções aos nossos clientes”.

Com o fundador de seu negócio e equipe de pessoas chave elabore a sua missão
exclusiva, iniciando sua frase com um verbo no infinito.

Visão de uma empresa é a definição de onde você quer chegar! A visão mostra os
objetivos, o que faz você continuar trabalhando, continuar correndo mesmo que o cenário seja
bem difícil. A visão deixa claro para todos os parceiros o que você sonha. A partir disso fica mais
fácil que todos sonhem juntos e construam estratégias para chegar nesse objetivo maior. É o
caminho que irá nortear as ações estratégicas da empresa.

Vejamos alguns exemplos:

APPLE: Mudar o mundo através da tecnologia

DISNEY: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças

GRUPO PÃO de AÇUCAR: Ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e
tornar-se a empresa mais admirada

Valores são as coisas em que você acredita; são o conjunto de princípios orientadores e
crenças fundamentais que ajudam um grupo de pessoas a trabalhar em equipe e trabalhar em
direção a um objetivo comum. Um conjunto de princípios éticos que formam o seu código de
conduta e estofo moral de uma empresa. Eles são exclusivos, sustentam a visão da organização
e evoluem ao longo do tempo. Frequentemente incluem Integridade, Honestidade, Transparência,
Criatividade, Equilíbrio e Humanismo.

Valores é ainda a filosofia que rege o modo de agir da companhia e devem respeitados
enquanto a empresa busca cumprir sua missão e atingir os objetivos de sua visão. Como “regras
do jogo”, valores são inegociáveis, ou seja, não devem ser abertas exceções sobre sua aplicação,
mas refletidos nos comportamentos, nas atitudes e nas decisões de todos os setores da
companhia. Eles devem nortear o relacionamento da chefia com os funcionários, as relações entre
os trabalhadores e ainda seu comprometimento com os clientes e a sociedade como um todo.

Como exemplos temos:

Avon: Confiança, Respeito, Crença, Humildade, Integridade.

Cacau Show: Ética, respeito e honestidade; Compromisso com o crescimento e
resultados; Incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento individual; Prática da inovação;
Cuidado consigo mesmo, com os outros e com os detalhes.

Nestlé: Aperfeiçoamento das relações com clientes, fornecedores e consumidores;
Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços para satisfação dos consumidores;
Compromisso, valorização e envolvimento dos Recursos Humanos; Compromisso com a verdade;
Comportamento ético; Todos esses exemplos de empresas.

Vamos à prática! Empresas iniciantes e as que buscam orientações “para o quê mudar”
podem se inspirar nas empresas internacionais de sucesso acima exemplificadas para estabelecer
sua carta de princípios.

Definidos missão, visão e valores, vislumbrar seu novo cenário, pensar grande e
estrategicamente, refazer seus planos para satisfazer clientes e ser melhor que os seus
concorrentes, enfim, reconstruir seu futuro.

Um bom auxílio para esta fase encontra-se em Dynamic Production Strategy (Estratégia
de Produção Dinâmica), um capítulo do livro O Trabalho Mais Resultados com Menos
Esforço/Custo encontrado em www.fullmann.com.br

No próximo artigo detalharemos o passo “Como Mudar”.

Informações do Autor

Claudiney Fullmann

Engenheiro Industrial formado pela FEI, pós-graduado no BTE de Paris, especializado na Europa,
nos Estados Unidos e no Japão em Qualidade, Produtividade e Desenvolvimento de Executivos,
PhD pela Florida Christian University em Business Administration, Conselheiro de Administração
pelo IBGC. Professor da FEI, MAUÁ, PDG, FGV, HSM, BSP e convidado do INSPER.

Profissional com ampla vivência nas áreas industrial e administrativa, em renomadas empresas
nacionais e multinacionais, destacando-se: Gerente Industrial da Tèlèmècanique, Gerente de
Engenharia Industrial das Indústrias Villares Elevadores Atlas, Gerente de Sistemas de
Movimento do Metrô de São Paulo, Diretor de Expansões e Diretor de Coordenação de Projetos
da Dedini, Vice-Presidente e Gerente Geral da General Electric do Brasil Divisão de
Equipamentos Pesados, Fundador e Presidente da Educator Consultoria e Editora. Foi um dos
400 líderes da equipe mundial de Jack Welch e membro de conselhos de administração da
empresa ETS Electronic Test Systems e do Hospital Carlos Chagas. Ao longo de sua carreira
tem se mantido atualizado nos campos acadêmicos e empresariais, dedicando-se a programas de
educação continuada no Brasil e no exterior, por meio de cursos, seminários e congressos, tanto
como participante, quanto como palestrante. Dedica-se à produtividade, planejamento estratégico,
desenvolvimento de pessoas e mentoria. Palestrante e Consultor em Estratégias Empresariais,
mentor de executivos (francês, espanhol e inglês). Organizador e chefe de Missões de Estudo à
Europa, aos Estados Unidos, ao Japão e à Coréia. Autor dos livros “O Trabalho – Mais Resultado
com Menos Esforço/Custo Os passos para a Produtividade” e “Produção Dinâmica na Logística
O Fluxo de Satisfação do Cliente”. Tradutor e editor de vários livros de sucesso como o best
sellers “A Meta”, O Motor da Liderança, Gente O Fator Humano, Controle seu Destino antes que
Alguém o Faça, Mexendo com a Cabeça de seu Cliente, entre outros.

fullmann@aeducator.com.br

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Key Words deste Artigo (em ordem alfabética)

– Dynamic Production Strategy

– Gestão de Mudanças

– Missão

– Valores

– Visão