ESCOLHA DE UM MENTOR

ESCOLHA DE UM MENTOR

Claudiney Fullmann

Toda mudança cria necessidades. O exemplo mais corriqueiro acontece com um jovem casal que mora em um pequeno apartamento: Anuncia-se o nascimento de um bebê. Com alegria vêm as providências de fraldas, roupas, berço – epa!, onde vamos colocá-lo, se tudo aqui é pequeno? Pronto: nasceu a necessidade de mudar para um local maior.

Na vida profissional é semelhante. Uma escolha de carreira, um novo emprego ou uma promoção para cargo maior, não deixam de ser uma mudança e, com ela, novos desafios, novos rumos, novas decisões, novas necessidades…

Alguns sonham com um novo empreendimento, visualizam resultados fascinantes, ficam empolgados com a ideia, mas podem pecar nos detalhes da implantação. No momento da dúvida pensam: “Se alguém com mais experiência pudesse me ajudar, eu evitaria tropeços do caminho”. Empreendedores têm persistência, entretanto, algumas quedas poderiam ser prevenidas com alertas pertinentes.

Algumas mudanças são planejadas outras repentinas. Deixe-me pensar!

Neste instante, há um turbilhão de pensamentos, certezas e dúvidas: “como seria bom ter mais uma cabeça para pensar comigo – quase um ‘alter ego’ – outro eu – um grande amigo em quem eu possa confiar tanto quanto confio em mim mesmo. Alguém com quem tenha muito a aprender e que se preocupe com meu sucesso. Não tenha inveja velada, não seja negativo, mas abra a mente para possibilidades, oportunidades e riscos.” Esse alguém é um mentor.

Definindo a necessidade, vem a questão, quem escolher? Nem sempre os “mais chegados” preenchem os requisitos de um bom mentor:

Ter experiência profissional e vivência pessoal inspiradoras. Ter senioridade é essencial.

Ter habilidade em dialogar, questionar, fazer pensar e provocar raciocínios conflitantes para colimar em decisões de melhor resultado. Aumentar a autoconfiança.

Em um primeiro contato poderemos verificar a empatia e o sentimento de confiança na relação preceptor – discípulo, mais forte que a relação médico – paciente. Você pode contar comigo e marcar um encontro. Será um privilégio.

Visite meu site www.fullmann.com.br. Entre em contato claudiney@fullmann.com.br

Leave A Reply