E AGORA

E AGORA?

 Passou a Páscoa, terminou a quaresma e vai terminar a quarentena. Nada será como antes! Temos que encarar a realidade como ela é, não como foi ou gostaríamos que fosse. As consequências do Codiv-19 e a aproximação da Ind. 4.0 mudarão completamente os cenários empresariais e profissionais.

Prevê-se que sofrerão impactos negativos no curto prazo as atividades de Turismo e Lazer, Aviação e Navegação, Automóveis, Construções e Transações Imobiliárias, Manufatura de bens não essenciais, Seguradoras, Serviços financeiros, Educação nos moldes tradicionais, Petróleo e Gás.

Por outro lado, sofrerão impactos positivos as atividades de Agricultura, E-commerce, Logística, Tecnologias de Informação e Comunicação, Cuidados pessoais e de saúde, Processamento e distribuição de alimentos, Suprimento e serviços médicos, além de energia.

Vieram para ficar: Inteligência artificial, veículos elétricos e autônomos, impressão 3D, energia eólica e solar, dessalinização das águas, escaneamento de biomarcadores por celular e cirurgias remotas, robôs agrícolas, proteína de insetos… Ficção científica do passado tornou-se a realidade atual e que impacta as atividades humanas.

Algumas profissões deixarão de existir: Agente de viagem, Assistente jurídico, Atendente de bancos e seguradoras, Caixa de lojas e supermercados, Comissário de bordo, Contador e Auditor, Corretor de Imóveis, Secretárias, Repórter de jornal impresso e todas aquelas atividades que podem ser feitas remotamente pelos usuários, independente de contato pessoal – tudo virtual.

Em compensação outras profissões terão destaque: Atendente de Idosos, Designer, Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Energia, Gestor de Qualidade de Vida, Psicólogo, Professor, Segurança da Informação, Terapeuta de Final de Vida, web marketing e tudo o que possa ser feito pelo iPhone.

Agora é o momento de empresas e profissionais se reinventarem. Empresários e empreendedores podem contar comigo para um “Check-up Empresarial” e uma consultoria para delinear novos rumos para o sucesso. Profissionais podem receber minha mentoria para uma avaliação completa das insatisfações e frustrações de sua situação e ter uma orientação para retomada de seu  crescimento. Fiquem à vontade para me contatar.

Sempre oriento: Aceite o que não pode mudar, mude o que não pode aceitar e peça a Deus discernimento na decisão.

Exemplo de uma coisa que não posso mudar é a chuva, mas ela não me paralisa; posso usar um guarda-chuva, uma capa, uma galocha e o que for necessário para enfrenta-la ou esperá-la passar. Mas, quando algo ferir meus princípios morais e éticos, meus brios ou minha integridade, não aceitarei – lutarei com todos meus recursos para mudar a situação.

claudiney@fullmann.com.br