Tratamos em doses anteriores de produtividade do governo, de empresas industriais até agronegócio, analisamos forças, oportunidades, fraquezas e ameaças e deixamos à disposição o livro O Trabalho – Mais Resultado com Menos Esforço/Custo – Passos Para Produtividade (www.fullmann.com.br).
Nos momentos de crise ou necessidade de crescimento, as atitudes individuais fazem a diferença. Há pessoas resignadas e pessoas que fazem a hora, não esperam acontecer, como diz a canção. Buscam seus objetivos e obtêm sucesso. Não se lamentam e são felizes. Onde está o segredo? Deus dá oportunidades iguais para todos, alguns não sabem aproveitar. Observemos a realidade:
Sempre distinguimos pessoas produtivas de outras que estão sempre atrasadas para concluir alguma coisa ou cumprir compromissos. Há pessoas mais focadas enquanto outras são dispersas; há pessoas pontuais, sempre disponíveis, organizadas, colaboradoras e reconhecidas. Isto tudo é característica pessoal ou pode ser aprendida?
Tudo se aprende na vida. Tudo é difícil enquanto não se sabe como agir ou fazer. A motivação vem do desafio que a pessoa se impõe. Pessoas que desde pequenas sempre tiveram tudo fácil, não tiveram o prazer da conquista e se derrotam diante da mínima dificuldade. Porém, sempre há tempo para melhorar e mudar! Comecemos com auto-reflexão:
- O que quero aprender, o que quero melhorar e o que quero alcançar?
- Desafie a si próprio com uma nova visão, sem perder seus valores. Invista em você e acompanhe seu progresso. Estabeleça metas, pense em seu crescimento e mude com oportunidade que lhe trará muitas recompensas.
- Garanta que vai seguir suas ideias; isto reforça seu aprendizado e efetividade. Escolha e ponha em prática uma lista de COISAS A FAZER. Considere nesse material todos os aspectos de sua vida: pessoal, familiar e profissional.
- Reveja seu progresso. Como está indo? O que está fazendo hoje diferentemente do que fazia no passado? Continua focado na sua nova visão? Tem concluído as coisas que precisa fazer para alcançar sua nova visão? Recomendo a leitura do livro GENTE – O fator Humano de Ron Willingham (Educator).
- Periodicamente dê um passo atrás e continue se movendo em direção à sua meta. Lembre-se: não importa o que aconteça, o que importa é o como você lidou com a situação. Aprenda o quanto puder com o recuo. Desenvolva o hábito de encorajar-se.
- Sua fórmula de sucesso deve incluir crença, determinação e esforço. Isto é motivação.
Além de muitas outras formas motivadoras, há um simples processo que funciona bem:
Escreva suas metas de forma geral. O que você que alcançar? Liste “por que” você quer ou escolheu essas metas. O que elas lhe trarão? Como você pensa que vai se sentir quando a meta for alcançada; isto manterá sua motivação. Desdobre sua meta geral em pedaços menores, mais gerenciáveis (submetas). Escreva-as em uma folha de papel. Sugestão: celebre cada conquista de suas submetas, mas na sente nos louros dessa vitória. Um plano de ação formal o ajudará a focar sua atenção, organizar seus pensamentos e identificar o que você precisa fazer para alcançar suas metas.
Até a próxima…