DOSES DE PRODUTIVIDADE – XXIV

Outro grupo FORÇAS, trabalhando em paralelo, considerou COMMODITIES – com foco semelhante, considerando aprimoramentos e melhorias.

Um exemplo de Plano de Ação para melhorar forças do AGRONEGÓCIO:

Para desenvolver pequenos e médios produtores promover incentivo e desenvolvimento. O primeiro, por meio de cooperativas e instituições ligadas ao Ministério de Agricultura para dar velocidade de resposta ao incremento de tecnologias que beneficiem ganhos de produtividade nas etapas de plantio e beneficiamento. Esta pode ser uma ação imediata. O segundo, nas sedes de cooperativas e centros de treinamento in loco para capacitação técnica dentro do cronograma de plantio previsto. Mais uma ação imediata.

Um exemplo de Plano de Ação para Melhorar Forças foi a INFRA-ESRUTURA:

Para aumentar o fluxo de produtos para o mercado interno e de exportação deve-se buscar o fortalecimento ferroviário ligando pólos industriais às rodovias, portos e aeroportos ela industrialização elevando a renda nacional, buscar ampliar a conversão de commodities em produtos industrializados, prontos para consumo, em todas as regiões que ofereçam infra-estrutura, matéria-prima e capacidade de produção.  Seria uma ação da iniciativa privada para desenvolvimento de tecnologias e pesquisas, através de incentivos fiscais e financeiros do poder público. Sabe-se que estas medidas são de médio prazo (~ 5 anos) mas devem começar imediatamente.

Completaram ainda a melhoria das ferrovias em pólos industriais, por meio de PPP (Parcerias Público Privadas), para ampliação da malha férrea com utilização intensiva de alta tecnologia. Iniciar imediatamente uma consulta pública para manifestação de interesse.

Outro ponto considerado pelo grupo FORÇAS foi o de ENERGIA RENOVÁVEL com a diversificação da matriz energética – hidrelétrica, bio-combustível e eólica.

Um exemplo de Plano de Ação para Melhorar Forças foi para ENERGIA EÓLICA:

Para aproveitar o potencial dos ventos para energia sustentável, ampliar o setor de geração de energia eólica com estudo do seu potencial energético nas regiões próximas a redes de transmissão e subestações. As empresas de energia poderão vender a energia gerada através de leilões ou mercado livre. Isto seria possível em médio prazo (~5anos), mas precisa começar já.

Outro exemplo de Plano de Ação para Melhorar Forças foi para geração de  NOVOS NEGÓCIOS:

Reciclar a mão-de-obra em pólos tecnológicos, com incentivo para startup de MPE, em Empresas e Universidades com parcerias com as Federações das Indústrias com foco em: incentivar o empreendedorismo, criar programas de reinserção de empregados aproveitando a polivalência e fomentar parcerias Empresas e Universidades. Tudo isto pode ser feito imediatamente.

Na próxima semana mostrarei os ensaios produtivos dos alunos gaúchos no quesito Fraquezas. Muito pertinente nos dias atuais.

DOSES DE PRODUTIVIDADE