DOSES DE PRODUTIVIDADE – XI
Quaisquer interrupções e esperas contaminam os processos e, consequentemente, a produtividade.
Uma dose eficaz para um processo ininterrupto baseia-se no Sistema Toyota de Produção com uma sistemática identificação e eliminação de desperdícios (atividades que não agregam valor). Este sistema popularizou-se nas fábricas norte-americanas com o conceito de lean manufacturing ou manufatura enxuta ou esbelta. Da indústria propagou-se para os outros setores da economia por fazer fluir o produto ou serviço conforme a solicitação do cliente, tendendo à perfeição.
Com a dose diária de “sempre podemos melhorar” obtém-se os benefícios almejados por qualquer empresa:
- Reduzir o lead time
- Otimizar o uso de espaço
- Aumentar a produtividade
- Aprimorar a qualidade do produto ou serviço
- Melhorar a pontualidade das entregas
Embora a perfeição nunca possa ser atingida, sua busca é uma meta válida porque ajuda a manter uma constante vigilância contra práticas que causam desperdício. Um desperdício é qualquer coisa que o cliente não esteja disposto a pagar e isto inclui:
- Produção exagerada – produzir mais do que a demanda ou antes da necessidade
- Esperas – devidas a fluxos insatisfatórios
- Inventário de Material em Processo – espera entre operações
- Desperdício de Processamento – etapas desnecessárias
- Transporte – não adiciona nenhum valor ao produto
- Movimentação de operadores – devidos a localização inadequada de ferramentas e componentes
- Fabricação de produtos defeituosos e serviços inacabados – puro desperdício e gerador de retrabalho
- Subutilização das pessoas – baixo aproveitamento das habilidades individuais.
Outra dose fantástica trazida do Japão é o kaizen. Tive um estreito relacionamento com seu criador, Masaaki Imai, que me permitiu entender a simplicidade lógica de pensamento quando fazia perguntas e comentários sobre fatos que presenciávamos.
O objetivo do kaizen é estimular o pensamento e estimular a mente nas organizações do futuro. Kaizen incentiva definir padrões mais altos de desempenho; novas metas em termos de satisfação do cliente, vendas e lucro. É uma especial dose de melhoramento progressivo que possibilita incrementos excepcionais até atingir inovação e sistematização total.
Uma dose complementar é a técnica de resolução de problemas: “os 5 porquês”. Sua aplicação consiste em pegar qualquer problema e perguntar: “porque ocorreu o problema?” Perguntando-se repetidamente “por que” (cinco vezes é uma boa regra) removem-se as camadas dos sintomas, conduzindo-nos à causa raiz de um problema que impacte a produtividade. Lembrem-se das crianças de 2 a 5 anos, que são especialistas nesta técnica, pois vivem questionando os adultos com porquês.
Aguardem mais exemplos na próxima doses.