COMO LIDAR COM INSATISFAÇÕES SEM FICAR ANGUSTIADO
Na rotina dos negócios, embora se tenha planejamento, recursos, gente competente, qualidade, mercado, fornecedores, finanças, tudo para dar certo e atingir as metas, existem momentos que as coisas desandam e fazem os gestores virarem bombeiros para apagar o foco que espocam em vários pontos, às vezes simultaneamente.
Em um típico fim de mês, quando se precisa fechar um faturamento projetado para equilíbrio das contas, um simples atraso de dois dias, de um fornecedor crítico, dispara uma cascata de atrasos nas atividades de produção que podem se somar à um retrabalho, à ausência de um empregado, não aprovação do cadastro de cliente, enchente… e o mês acaba. Pior ainda quando é o último mês do ano! Impostos vencem e folha de pagamento tem que ser honrada, e as receitas não ocorreram. Desânimo, frustração, busca de culpados… a motivação despenca e não resolve a situação.
Desesperar jamais! É hora de detalhar o ocorrido, de avaliar as ações tomadas, e buscar providencias para evitar recorrência.
Nesse momento de diagnóstico, uso o modelo CAR – Circunstância – Ação – Resultado, um triângulo relacional que orienta o pensamento, com a filosofia Kaizen dos 5 Por quês.
Quaisquer ocorrências acontecem em Circunstâncias ou Situações específicas que precisam ser avaliadas imediatamente para se adotarem Ações ou Atitudes para resolver a questão. Vale lembrar que a pior maneira é deixar o tempo resolver – tudo só piora se nada for feito. Inevitavelmente veremos os Resultados ou Consequências.
Os participantes do grupo de análise, aberto a todos os que podem contribuir com críticas e sugestões é bem vindo. No início do primeiro contato há uma verdadeira choradeira, um desabafo.
Orientando um passo a passo, estimulo a buscar os “efeitos indesejáveis” e elaboração de árvores lógicas que nos levam ao problema cerne e às causas raízes. Por fim, trabalhamos a Gestão da Mudança. Insatisfação é um excelente estímulo da mudança bem planejada.
O momento é oportuno para a Retomada do Crescimento.
Se você e sua empresa ou negócio tem alguma insatisfação, me procure; posso ajudá-lo a trilhar o caminho do sucesso econômico-financeiro.