DOSES DE PRODUTIVIDADE – XXV

Continuando com o trabalho dos alunos de MBA de Porto Alegre, um grupo FRAQUEZAS identificou três pontos:

O primeiro – GASTOS DO GOVERNO – propondo um Plano de Ação:

  1. Reduzir 25% dos cargos de confiança em todos os níveis do governo no prazo máximo de um ano;
  2. Rever aposentadorias públicas estipulando um teto de R$15.000,00, aplicável às novas aposentadorias. Implantar em 12 meses;
  3. Privatizar órgãos públicos com estudos de viabilidade em fornecedores de energia, água e rodovias.

O segundo – IMPOSTOS – propondo um Plano de Ação para reduzir a fraqueza: 

  1. Reduzir a carga tributária de itens de consumo considerados básicos, reduzindo assim o impacto em pessoas de baixa renda. Prazo imediato;
  2. Reduzir impostos para exportação e para importação de máquinas destinadas à produção. Prazo imediato.

O terceiro – CONFIANÇA – com um plano de ação:

  1. Realizar as ações citadas nos itens anteriores;
  2. Combater a corrupção;
  3. Forçar a renúncia da presidente – Existe um desgaste político irreversível.

Outro grupo trabalhando em paralelo concluiu como FRAQUEZAS para o PIB;

  • CRISE POLÍTICO-ECONÔMICA – Fazer uma reforma política e um ajuste fiscal com redução de ministérios e prefeituras e corte nos gastos da máquina pública.
  • DESVALORIZAÇÃODO REAL – Reduzir impostos e criar políticas para impulsionar as exportações; Estabilizar a economia interna e estimular o crescimento do país através da sinergia entre investimento público e privado.
  • INFLAÇÃO – Simplificar e reformar o sistema tributário; Estabelecer política de incentivo para o aumento da produtividade e não aumentar impostos; Qualificar os Recursos Humanos para aumento da capacidade intelectual; Promover sinergias entre investimento público e privado;
  • DÉFIT FISCAL– Organizar os gastos públicos de modo a serem inferiores aos da arrecadação; elaborar uma verdadeira reforma fiscal.

Os responsáveis por todas essas ações são o Poder Legislativo, a Sociedade e o Poder Executivo no Congresso e nos Ministérios da Fazenda, Educação, Desenvolvimento e Comércio Exterior.  Isto poderá se arrastar até 2019.

Lembrando que estes estudos foram feitos em duas horas; embora sumários, representam uma consciência de pessoas preocupadas com o futuro do país.

DOSES DE PRODUTIVIDADE